Descoberta de vida alienígena é inevitável e virá em até 20 anos, diz MIT


Com a quantidade de novos planetas com possibilidades de existir vida, a descoberta de vida extraterrestre é “inevitável”. A conclusão foi feita em um estudo publicado nesta semana pela prestigiada universidade norte-americana MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Com os instrumentos astronômicos ficando mais sofisticados, os cientistas estão conseguindo se aproximar cada vez mais de planetas fora da Via Láctea. “Em uma década ou duas teremos um punhado de  potencialmente habitáveis com atmosferas que podem ser observadas em detalhes com a próxima geração de telescópios especiais”, disse Sara Seager, professora de ciência planetária do MIT, em estudo publicado no jornal “Proceedings Of The National Academy Of Scinces”, no último dia 4 de agosto.
Ela disse que as bioassinaturas poderão ser verificadas de diversas maneiras, incluindo gases produzidos por organismos vivos que se acumulam na atmosfera. Até o momento muitos exoplanetas têm sido descobertos através da análise da luz de suas estrelas passando pela atmosfera.
Um método da Nasa permite confirmar o conteúdo da atmosfera desses exoplanetas por causa do trânsito que a luz das estrelas realiza nessas atmosferas. Como alguns comprimentos de onda da luz são absorvidos por elementos químicos específicos, conseguimos analisar essas “pegadas” e afirmar de que são feitos esses planetas. O que encontramos até agora foram, em sua maioria, gigantes gasosos como Júpiter, mas incrivelmente mais quentes, pois possuem uma órbita bem mais próxima do astro-mãe ao qual estão ligados.
Mas Sara Seager espera ir além. Ela diz que os novos telescópios que estão sendo produzidos poderão verificar a atmosfera de pequenos planetas rochosos, além das chamadas “super-Terras”, que são mundos parecidos com o nosso, mas com um tamanho bem maior. Agora, o estudo também lembra que muitas bioassinaturas dessa possível vida alienígena podem ser bem diversas das conhecidas aqui na Terra.
“Nossa própria galáxia tem 100 bilhões de estrelas e nosso Universo possui mais de 100 bilhões de galáxias, fazendo a chance da vida lá fora parecer inevitável baseado nessa pura probabilidade”, escreveu Sara.
Fonte: ne 10


Nenhum comentário