Secretaria de Saúde promove evento do Dia Mundial de Combate à Tuberculose na Praça da Bandeira


Nas manhãs desta segunda-feira (25) e desta terça-feira (26), por ocasião do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, alertou a população para a prevenção e o enfrentamento à doença em evento na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. Entre os serviços oferecidos estiveram coleta de BK (escarro), avaliação dos sintomas respiratórios dos pacientes e aferição de pressão arterial e de glicose.

A secretária de Saúde, Karla Torres, alerta para os meios de transmissão, os sintomas e o tratamento da tuberculose. “Trata-se de uma doença de fácil disseminação, principalmente em locais fechados com aglomeração, tais como escolas, creches, casas com muitas pessoas e até presídios. Ela é transmitida através da tosse ou do espirro do paciente infectado e atinge os pulmões. Quem estiver com sintomas como tosse seca ou com secreção, febre ao final da tarde, suor noturno e perdas de apetite e de peso deve procurar nossas unidades de Saúde, onde informamos sobre a doença e oferecemos exames e diagnósticos durante todo o ano. O tratamento é feito à base de antibióticos específicos, que são distribuídos pelo Ministério da Saúde, através do SUS. Além disso, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família oferece apoios psicológico e nutricional aos pacientes, enquanto os Agentes de Saúde auxiliam na continuidade do tratamento”, explica.

Karla também desconstruiu mitos em relação à doença. “As pessoas geralmente têm medo de ficar perto de quem está com tuberculose. É preciso saber que a partir do momento em que o paciente está fazendo o tratamento e tomando medicamentos, ele já não transmite mais a tuberculose. Se o paciente abandonar o tratamento, a bactéria tende a se fortalecer e, consequentemente, comprometer a recuperação. É importante seguir as orientações. Este tratamento é inteiramente gratuito e recebe todo o suporte da Prefeitura”, afirma.

 Além de conscientizar os cidadãos limoeirenses, o mutirão também visa identificar novos casos, aponta a gerente de Vigilância Epidemiológica do município, Daniela Aguiar. “A Praça da Bandeira foi um lugar estratégico para a nossa ação, tendo em vista que se trata de um ponto turístico na área central da cidade. Quem estava com tosse em excesso há mais de três semanas pôde se dirigir a este local, com o cartão do SUS, para ser examinado”, salienta.


O atendimento foi muito elogiado por Maria do Carmo de Lima, moradora do bairro da Congal. “O pessoal se mostrou muito atencioso e muito paciente e nos tratou super bem. Com certeza indico outras pessoas a fazerem esse teste. Temos que cuidar da saúde”, avalia.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município de Limoeiro registrou 56 casos desta enfermidade no ano passado. Neste ano, por sua vez, já foram diagnosticados quatro casos. A prevenção à tuberculose consiste em imunizar as crianças com vacina BCG, evitar aglomerações em locais fechados e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Limoeiro

Fotos: Eduarda Santana

Nenhum comentário