Prefeitura de Limoeiro abre II Workshop Municipal de Educação Inclusiva no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC)
Na noite desta quarta-feira (24), no auditório do
Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), a Prefeitura Municipal de Limoeiro,
através da Secretaria de Educação e Esportes e do Departamento de
Educação Especial, deu o pontapé inicial para o II Workshop Municipal de
Educação Inclusiva. Com os objetivos de capacitar os professores,
cuidadores, familiares e sociedade civil para o atendimento aos
estudantes com necessidades especiais e de promover a integração desses
alunos à didática das instituições de ensino e ao ambiente escolar,
familiar e, sobretudo, social, o evento trabalha o tema “Inclusão
escolar na prática da Educação Infantil ao Ensino Superior”. As oficinas
acontecem na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal), na
quinta (25) e sexta-feiras (26), em horário integral e pela manhã,
respectivamente.
Integraram a mesa da cerimônia de abertura o
secretário municipal de Educação e Esportes, Luiz Gonzaga Tavares
Júnior, a coordenadora do Departamento de Educação Especial, Ineuda
Pereira, o vereador Marcos Sérgio e o assessor jurídico da Secretaria de
Educação e Esportes, Luís Roberto Burégio, que ministrou a palestra “Os
direitos previdenciários da pessoa com deficiência”.
“O trabalho de inclusão vem sendo feito com muito
carinho ao longo desta gestão. Trata-se de uma missão incansável, pois
ela não termina quando o Workshop acaba. Muito pelo contrário, é uma
missão que os gestores e professores vivenciam diariamente nas escolas. A
inclusão não beneficia apenas os estudantes, mas também a família e a
sociedade de uma forma geral. O Workshop de Educação Inclusiva vem para
aprimorar os cuidados da rede de ensino com os alunos que necessitam de
maior atenção. O trabalho, evidentemente, não é fácil. Mas é muito
prazeroso quando você descobre o caminho para facilitar o aprendizado
daquela criança ou daquele jovem. E esta missão é de professores,
coordenadores, diretores, pais, mães e responsáveis”, discursou Luiz
Gonzaga.
Por sua vez, Ineuda Pereira destacou a repercussão positiva da primeira
edição, que alavancou o alcance das inscrições para esta temporada. Ao
todo, 247 vagas foram preenchidas, compreendendo profissionais de
Limoeiro e de diversos municípios pernambucanos, tais como Caruaru,
Gravatá, Riacho das Almas, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Bom Jardim,
Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho,
Garanhuns, Carpina, Lagoa de Itaenga, Paulista e Recife. “Quem está
neste evento acredita na inclusão e respeita todos que compõem a
Educação. Nós sonhamos com uma sociedade inclusiva de fato, seja nas
escolas, em filas de banco, em estacionamentos etc. Precisamos saber
lidar com as diferenças e caminhar juntos, com disciplina e respeito às
regras, mas também com amor, carinho e respeito para com o próximo. Nós,
como governo municipal, devemos capacitar profissionais, famílias e
todos aqueles que desejam aplicar esses conhecimentos na sua vida. Cada
profissional que mergulha neste projeto acredita no que faz e vai ter
prazer em compartilhar suas experiências e adquirir novos
conhecimentos”, assegurou a educadora.
Em sua fala, Marcos Sérgio salientou o aspecto social da inclusão. “Em
nossa cidade, o Padre Luís Cecchin, neste espaço onde nos encontramos
hoje, ofereceu muitas oportunidades, principalmente de capacitação
profissional, aos jovens. Nesse sentido, também se destacaram as Irmãs
Franciscanas, que, ao longo de décadas, formaram escolas e creches para
acolherem crianças carentes ao pé do Morro do Redentor. Esses religiosos
foram exemplos de pessoas que trabalharam com inclusão e estavam à
frente do seu tempo. Atualmente, os profissionais de Educação, e nisto
também me incluo, pois sou professor, precisam trabalhar com todos os
tipos de necessidade e devem integrar toda a diversidade existente na
sociedade. Os educadores têm a missão de incluir os alunos à comunidade
escolar e torna-los pessoas melhores. Os professores devem trabalhar com
entusiasmo e com amor, de modo a formar cidadãos conscientes. Saber
como tratar aqueles que mais precisam e ter empatia por eles é a chave
do processo”, disse o legislador.
Dando início aos trabalhos didáticos do Workshop, o advogado Luís
Roberto Burégio, pós-graduado em Direito Público e em Processo Civil,
explicou os direitos previdenciários das pessoas portadoras de
deficiência. “A Seguridade Social existe para dar amparo a quem vive em
situação de vulnerabilidade social, ou seja, é o socorro aos mais
necessitados. Os três pilares da Seguridade são o Sistema Único de
Saúde, a Previdência Social e a Assistência Social. O sistema de
Previdência é contributivo, ou seja, você depende de tempo de
contribuição para conquistar o direito da sua aposentadoria. Em 2013,
foi regulamentada a Lei Complementar 142, que veio para tratar com
igualdade os diferentes, ou seja, pessoas que esbarram em determinadas
barreiras, conforme as suas diferenças. Em outras palavras: por serem
especiais, essas pessoas devem ser tratadas pela legislação de maneira
especial”, explicou.
Confira abaixo a programação completa de oficinas do II Workshop Municipal de Educação Inclusiva:
Tema: “A sexualidade da pessoa com deficiência”
Palestrante: Valdir Melo, professor e mestre em Psicologia
Palestrante: Valdir Melo, professor e mestre em Psicologia
Tema: “Caminho para a construção de uma educação inclusiva”
Palestrante: Marileide da Silva, professora e coordenadora da Gerência Regional de Educação de Limoeiro (GRE Limoeiro)
Tema: “Arte-terapia na inclusão”
Palestrante: Maciel Alves, professor e arte-educador
Palestrante: Marileide da Silva, professora e coordenadora da Gerência Regional de Educação de Limoeiro (GRE Limoeiro)
Tema: “Arte-terapia na inclusão”
Palestrante: Maciel Alves, professor e arte-educador
Tema: “Construção de pareceres pedagógicos para os
alunos com deficiência e orientação postural para alunos com
deficiências múltipla e física”
Palestrante: Magna Catarine, fisioterapeuta
Palestrante: Magna Catarine, fisioterapeuta
Tema: “O desafio dos jogos na interface da inclusão”
Palestrante: Luciene Lira, psicopedagoga clínica
Palestrante: Luciene Lira, psicopedagoga clínica
Tema: “Serviço Social na Educação: uma reflexão sobre a importância da inclusão do assistente social nas escolas”
Palestrante: Maria José, assistente social
Palestrante: Maria José, assistente social
Tema: “A contribuição da Fonoaudiologia na educação inclusiva em escolas de Educação Infantil ao Ensino Superior”
Palestrante: Thaís Rocha, fonoaudióloga
Palestrante: Thaís Rocha, fonoaudióloga
Tema: “Práticas pedagógicas para comunicação e aprendizado do aluno surdo em sala de aula”
Palestrante: Álvaro Ferreira, professor de Libras
Palestrante: Álvaro Ferreira, professor de Libras
Tema: “Recursos terapêuticos no processo de inclusão escolar”
Palestrante: Geizelandy Sharlene, terapeuta ocupacional
Palestrante: Geizelandy Sharlene, terapeuta ocupacional
Fotos: Eduarda Santana/Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação
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