Mostra Cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos mostra a importância dos indígenas para a sociedade brasileira


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou na última quinta-feira (23), no Centro de Criação Galpão das Artes, sua segunda Mostra Cultural, que teve como tema “Vivenciando a cultura indígena: uma experiência única sob nosso olhar”. O projeto teve como principal objetivo mostrar como a cultura indígena teve impacto na formação da sociedade brasileira, evidenciando seus costumes, tradições e lendas que são preservados até hoje em nosso país.
De acordo com a coordenadora do SCFV, Rita de Cássia, “o legado da cultura indígena está presente no nosso dia-a-dia, portanto, promovemos um resgate das nossas origens, sensibilizando os usuários da influência e da importância que os índios tiveram ao longo dos tempos, assegurando a formação cultural e humana dessas crianças e adolescentes”.
Este trabalho foi articulado entre os orientadores e oficineiros do SCFV. Foram desenvolvidas nos espaços educativos atividades que abordavam aspectos da cultura indígena, rodas de conversas, produções artísticas, pinturas e desenhos referentes à arte indígena, além da confecção de instrumentos e utensílios com material reciclável.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, citou que o resultado da segunda Mostra Cultural foi muito positivo. “Este projeto teve como principal objetivo proporcionar aos usuários do SCFV uma maior visibilidade dos aspectos indígenas, os quais nortearam o resultado do nosso trabalho com a peça teatral “Vitória Régia”, tendo em vista que é uma das lendas do nosso Folclore e de origem indígena. Além disso, foi uma forma de reflexão sobre a questão das diferenças, mostrando que elas existem e são necessárias para que a nossa população tenha essa diversidade cultural tão rica e admirada”, pontuou.
Um dos participantes do evento, Flávio Rodrigo, 13 anos, contou como foi estar envolvido nesse dia tão produtivo. “Para mim o evento foi muito bom, foi tudo novo porque eu nunca havia tido a experiência do teatro. Debatemos por várias vezes a importância dos índios e tivemos a oportunidade de confeccionar nossas roupas, telas, entre outras peças. Espero poder estar em outros momentos como esse”, ressaltou.


Fotos: Eduarda Santana/Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

Nenhum comentário