SES apoia IV Semana de Luta Antimanicomial, de 11 a 19 de maio

(Foto: reprodução)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) apoia, entre os dias 11 e 19 de maio, a IV Semana de Luta Antimanicomial por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental de Pernambuco. A semana, que contará com cine-debates, seminários, intervenções urbanas e passeatas, é promovido pelo Núcleo da Luta Antimanicomial  Libertando Subjetividades de Pernambuco, vinculado à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila). Antecipando a programação, que faz referência ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 em todo o País, a abertura acontecerá nesta quarta-feira (11/05), a partir das 13h, no auditório da Fafire, no bairro da Boa Vista.

Como convidados da mesa de abertura participarão Roberto Tykanori, coordenador de Saúde Mental do Estado de São Paulo, Priscila Gadelha, do Coletivo Antiproibicionista, e Nelson Rodrigues, representante dos usuário dos serviços. Confira programação completa abaixo. "Será uma semana muito rica de atividades em toda a rede. É importante garantir a participação de usuários, familiares e trabalhadores da saúde mental de todo o Estado. As regiões de saúde também farão atividades", comentou o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES), João Marcelo Costa.

A Gerência de Atenção à Saúde Mental de Pernambuco vem apoiando os municípios e fortalecendo a expansão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio de seus pontos de atenção. Dentre as ações prioritárias está a Desinstitucionalização, que tem por objetivo possibilitar a reabilitação e o cuidado integral no território, das pessoas de longa permanência, internadas em hospitais psiquiátricos do Estado, reduzindo e substituindo progressivamente esses leitos. Atualmente, a rede conta com 58 Caps I, 24 Caps II ,10 Caps Infantis, 7 Caps Ad  III, 5 Caps III, 13 Caps AD II , 73 Residências Terapêuticas e 5 unidades de Acolhimento adulto. Nos últimos cinco anos foram fechados 1.742 leitos e ainda temos 960 entre leitos crônicos e agudos de psiquiatria. Em 2010, eram 3.133 leitos. 

Confira programação completa AQUI.

 SES-PE

Nenhum comentário