Saiba qual é a atual situação das 4 barragens do Rio Capibaribe e afluentes.

  

       

A quantidade de água nas barragens de Jucazinho, Goitá, Tapacurá e Carpina não preocupa e está sob controle, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas

 

A situação dos reservatórios que evitam alagamentos no Recife tem chamado a atenção de quem vive na capital pernambucana. Principalmente depois do boato de que a barragem de Carpina não estaria suportando o volume de água e provocaria uma enchente na capital pernambucana, desmentido pelo Governo do Estado na última quinta-feira (5).

As barragens ficam no curso de rio e armazenam água para ajudar na conteção de enchentes. No Rio Capibaribe e afluentes — rios que desaguam no Capibaribe —, foram construídas quatro barragens: Jucazinho, Goitá, Tapacurá e Carpina. Esta última foi inaugurada três anos depois da última grande cheia no Recife, ocorrida em 1975, e atualmente é a principal barreira para evitar enchentes na Região Metropolitana do Recife.

A barragem de Carpina fica numa região onde historicamente se formaram as grandes cheias e, das quatro barragens, é a única que tem comportas, aquele sistema de controle de saída de água. As comportas dessa barragem foram abertas para que o reservatório tenha mais espaço para receber mais água da chuva e assim evitar que o nível do Rio Capibaribe suba de vez no Recife.

“O esvaziamento da barragem se faz de forma controlada. A abertura da comporta é feita de forma planejada e a Defesa Civil é avisada com um dia de antecedência. No Recife, ocorrem alagamentos porque há áreas mais baixas do que a parte superior da calha do Rio Capibaribe. São transtornos, mas que efetivamente não chegam a ser 0,01% daquilo que ocorreria se, de fato, não estivéssemos operando essa barragem”, explica o diretor-presidente da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Marcelo Asfora (foto 6).

Segundo a Apac, a barragem de Carpina não está completamente cheia. Ela está 17% abaixo da capacidade máxima. A Apac também informa que a quantidade de água nas barragens de Tapacurá, Jucazinho e Goitá está igualmente sob controle.

Fonte: pe 360 graus

Nenhum comentário