Projeto 'Flutuantes' levará água para perímetros irrigados do Sertão de PE

Visita da Codevasf ao local da obra no lago
de Sobradinho, na Bahia
(Foto: Divulgação/ Codevasf)


Devido o déficit hídrico provocado pela estiagem dos últimos três anos e o maior consumo registrado nos meses de outubro, novembro e dezembro, o Ministério da Integração, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) decidiu investir mais de R$30 milhões no projeto 'Flutuantes', voltado ao Vale do São Francisco. A obra, que já começou, prevê a captação de água do centro da barragem de Sobradinho, na Bahia, destinando-a para um ponto de captação, chegando aos canais e assim levando água para os lotes dos perímetros irrigados da região. A obra tem duração prevista de 90 dias.

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o principal beneficiado é o Projeto Senador Nilo Coelho que fica na Zona Rural da cidade.  A área de aproximadamente 23 mil hectares possui plantações de manga, uva, coco, goiaba, banana e outras culturas. O projeto Flutuantes surge para assegurar o abastecimento de água e tranquilizar o produtor, fazendo que mantenha os planejamentos, sobretudo, com exportadores.

De acordo com diretor da área de gestão dos empreendimentos de irrigação da Codevasf, Luis Napoleão Casado, este é um investimento alto, mas que leva em consideração uma situação emergencial e a importância dos perímetros irrigados para a região. “O projeto Senador Nilo Coelho gera mais de 60 mil empregos diretos e indiretos, benefeciando a população de 331 mil habitantes de Petrolina e 1 milhão de habitantes no Vale do São Francisco”, explica.

A ordem de serviço foi assinada na sexta-feira (18), em Sobradinho, na Bahia, e já está sendo feito o levantamento topográfico da área. “Faremos um canal que vai conduzir a água até um ponto de captação. O projeto tem três fases, uma de licitação, aterro e construção de canais e tubulações e as balsas/flutuantes. O investimentos das três etapas está estimado em R$25 milhões. A Codevasf recebeu o recurso do Ministério da Integração. A previsão é que a obra seja entregue em até 90 dias, mas a construtora pode acelerar e entregar antes do previsto e tudo pode ser concluído ainda em novembro”, relata.

Serão instaladas inicialmente oito balsas e oito bombas, contudo pode acontecer a ampliação e ser acrescentada mais oito bombas, como prevê o projeto inicial. Com a implantação do projeto, mais de 2 mil agricultores devem ser atendidos.
G1 PE

Nenhum comentário