Escolas de PE retomam aulas após 24 dias de greve dos professores



As aulas das escolas estaduais pernambucanas voltaram ao normal na manhã desta terça-feira (5) após 24 dias de greve dos professores. O fim da greve foi decidido em votação apertada durante assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) na tarde desta segunda (4) e foi comemorado pelos estudantes que voltaram às salas de aula nesta segunda.

Na Escola Estadual Pedro Augusto Carneiro Leão, no bairro do Fundão, na Zona Norte do Recife, os alunos chegaram cedo para não perder o início das atividades escolares. “Estou feliz porque agora a gente vai continuar com as provas e, no final do ano, vai ter recompensa”, falou a jovem Raquel. “Espero que dê tudo bem e não tenha mais greve para não atrasar as provas e as férias”, completou João Victor, da 6ª série.

A unidades tem mais de mil alunos e 57 professores, que voltaram a trabalhar normalmente nesta segunda. De acordo com as coordenações, as atividades também foram normalizadas no Ginásio Pernambucano da Rua da Aurora e nas escolas Governador Barbosa Lima e Sizenando Silveira, todas localizadas na área central do Recife.

Procurado pelo G1, o Sintepe informou, por meio da assessoria de comunicação, que a expectativa é de que todos os professores voltem ao trabalho nesta terça, já que esta foi a deliberação da última assembleia. Na ocasião, no entanto, a categoria não descartou a possibilidade de retomar o movimento caso o acordo firmado com o Governo Estadual não seja cumprido. Os encaminhamentos tomados pelo governo e os rumos do movimento serão discutidos em nova assembleia marcada para o próximo dia 21.

Na segunda, o Sintepe explicou que recebeu um documento do governo estadual sobre compromissos que seriam assumidos pela administração com a categoria caso o movimento fosse suspenso. Dentre as medidas, estaria a publicação de uma portaria, na próxima quarta (6), tornando sem efeito os descontos efetivados pelas faltas dos professores grevistas; a punição dos docentes temporários; e a transferência dos 15 docentes de escolas de referência no Estado.

Assim como o Sintepe, a Secretaria de Educação de Pernambuco acredita que todas as escolas devem voltar a funcionar normalmente nesta terça. A assessoria ainda informou que, na segunda, último dia de greve, apenas 4% das escolas do estado estavam com todas as atividades paralisadas. Um novo balanço deve ser divulgado na tarde desta terça (4). O Sintepe, que não concordava com os números apresentados pela secretaria durante a greve, também deve fazer um balanço sobre a quantidade de professores em atuação nesta terça.

No final da manhã, o Governo de Pernambuco divulgou uma nota ressaltando a "capacidade de diálogo com a categoria e a importância deste diálogo no processo de finalização da greve dos professores", que "culmina com a retomada das aulas na sua normalidade, em toda a Rede Pública Estadual, a partir desta terça-feira (05.05)". O governo ainda destaca que o acordo prevê a reposição das aulas não ministradas durante a greve e, assim, garante o cumprimento do calendário escolar.

G1 PE

Nenhum comentário