Secretaria Executiva de Indústria e Comércio promove curso do Projeto Ideia


A Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria Executiva de Indústria e Comércio (SEIC), em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (SEMPETQ) e o Senac, traz para a nossa cidade o Projeto Ideia. As aulas do curso “Preparo de cupcakes e brigadeiros gourmet” começam nesta segunda-feira (15) e têm duração de nove dias, sendo oito aulas práticas e uma teórica, das 14h às 18h.
O objetivo desta ação é capacitar os empreendedores da área de culinária, de modo a permitir que trabalhem com sustentabilidade e, também, a abrir portas para os seus próprios negócios. “É compromisso da nossa gestão fomentar, qualificar e formar nossos atuais e futuros empreendedores, fazendo com que eles tenham um ambiente propício para desenvolver seus trabalhos e gerar empregos e renda para a nossa cidade”, aponta o secretário de Indústria e Comércio de Limoeiro, Wellington Vasconcelos.
O destaque da iniciativa é qualificar os empreendedores em um período de instabilidade econômica no Brasil. A partir deste panorama de desemprego e falta de recursos, existe a necessidade de uma melhor capacitação e de um direcionamento para os empreendedores: o que fazer e como fazer para promover o seu negócio, a quem atender e a quem recorrer. Como o mercado não está conseguindo absorver a mão-de-obra, as pessoas precisam de recursos e de geração de renda.
As aulas são ministradas pela microempreendedora individual Juliara Leal, que é dona de uma doceria e trabalha nesta área há quase seis anos. “Minha atuação na área de doces começou de uma necessidade financeira. De início, trabalhei com trufas. Depois fui testando receitas em casa e vendo que tinha jeito para outros doces. Achei um direcionamento e o meu carro-chefe hoje é o bolo no pote. Foi através dele que abri minha doceria. Uma cliente minha me indicou esse curso e estou dando aulas pela primeira vez”, conta Juliara, que é natural de Bom Jardim.
O curso é visto pela aluna Irineide Pestana como uma grande oportunidade de ingressar no mercado de trabalho praticando uma atividade a qual lhe dá prazer. “Acabei de entrar nessa área e estou fazendo um curso desse porte pela primeira vez. Estou adorando, pois num instante a gente aprende o conteúdo que a professora passa. Eu espero que todas as aulas sejam muito produtivas para nós que estamos aqui”, afirma.
Novos cursos a caminho
O secretário de Indústria e Comércio, Wellington Vasconcelos, revela que já existem conversas para a vinda de outros cursos de capacitação de empreendedores.
“Já estamos nos comunicando com a SEMPETQ para que também possamos atuar na Economia Solidária, no Artesanato, e também na área de Beleza. Estamos em busca de uma parceria com o Senac. A gente está se programando para dar um grande suporte aos nossos munícipes, para que eles possam empreender com sustentabilidade, tenham um futuro próspero e ajudem a economia da nossa cidade”, adiantou.
O que é o Projeto Ideia
O Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (Projeto Ideia) tem o intuito de gerar oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). As aulas oferecidas pelo projeto desenvolvem conhecimentos específicos com métodos de ensino práticos focados na realidade do mercado e das empresas.

Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

Nenhum comentário