Facal e TCE-PE promovem palestra sobre gestão pública


Visando aprimorar a transparência do controle interno do município e aproximar a gestão pública da população e dos acadêmicos, a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal) e a Escola de Contas do TCE-PE (Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco) promoveram, na noite desta quarta-feira (12), no prédio da Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL), a palestra "Gestão pública: Controladoria e o papel do Tribunal de Contas no controle social". O público-alvo foram estudantes da Facal e gestores municipais.
Responsável por ministrar o evento, o gerente da Escola de Contas do TCE-PE, Dácio Rossiter, acredita que a didática apresentada possibilitará uma maior aproximação das pessoas com os órgãos fiscalizadores. "O Tribunal de Contas é muito conhecido pela sua ação fiscalizatória, que realmente é a sua principal função. Mas ele tem outra iniciativa muito importante: formar e orientar gestores. Afinal, os recursos dos órgãos públicos não são do Poder Executivo, mas sim do povo. Atualmente, o Tribunal tem se preocupado bastante com a questão do controle social. Um órgão de controle não consegue estar fisicamente em todos os lugares, então os controladores sociais acabam sendo grandes parceiros. Neste sentido, as redes sociais, a imprensa, a mídia e a população são grandes vetores que ajudam o Tribunal a cumprir mais efetivamente o seu papel constitucional, que é fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos", sublinhou.
Dácio destacou a participação dos estudantes universitários e definiu a ocasião como "muito produtiva". "Nesta crise política, moral e financeira que nosso país atravessa, não há ninguém melhor do que os universitários, que estão vivenciando a formação acadêmica e são formadores de opinião, para contornar este momento difícil. É importante trazê-los para o debate, pois são pessoas que amanhã estarão em destaque nos cargos públicos e políticos. A gente deve discutir controle social, ética e cidadania, para que esses jovens possam aplicar tudo de forma mais efetiva lá na frente e, também, para que eles ajudem a mudar este quadro tão crítico", pontuou.
Por sua vez, o controlador interno do município de Limoeiro e ex-presidente da AESL, Luiz Carlos Barros da Silva, apontou a utilidade da palestra para os gestores e comemorou a parceria entre a Autarquia e o TCE. "O Estado e o Município têm que atuar com mais eficiência. Para isso, é importante que eles caminhem juntos e tenham iniciativas pontuais como esta palestra. É importante se aprofundar e se atualizar nos conhecimentos e compartilhar experiências. O Tribunal de Contas não é somente fiscalização. A instituição está abrindo um leque de oportunidades para as pessoas conhecerem sua atuação, que é o controle das contas públicas, e sua relevância social, que consiste na busca por uma boa administração e por uma sociedade mais justa", comentou.
"A partir do momento em que o gestor compreende melhor a sua função no contexto da contabilidade e a sua responsabilidade na administração dos recursos públicos, ele será mais transparente e irá gerenciar o município da melhor forma. O município de Limoeiro é muito grato ao TCE por este trabalho conjunto", concluiu Luiz Carlos.
Fotos: Luís Francisco Prates/Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

Nenhum comentário