Em parceria com o Governo do Estado, Secretaria de Agricultura de Limoeiro entrega 4,9 toneladas de sementes aos agricultores


Na manhã desta terça-feira (23), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente e Pesca, promoveu a entrega de sementes de sorgo e milho aos agricultores do município. Foram distribuídas, ao todo, 4,9 toneladas de grãos, sendo 4,2 de milho e 0,7 de sorgo. O evento foi realizado na sede da pasta, no bairro do Ponto Certo.

O secretário executivo de Agricultura de Limoeiro, Luiz Bezerra de Melo, destacou que o fornecimento das sementes aos trabalhadores do campo faz parte de uma série de iniciativas da gestão municipal e reforça a cooperação com o Governo do Estado. “Este ano a Prefeitura já promoveu a aração de terras de aproximadamente 140 agricultores do nosso município, o que corresponde a cerca de 80% do total. Agora, em parceria com o Governo de Pernambuco, estamos fornecendo sementes a esses trabalhadores e melhorando suas condições para o plantio. Ficamos muito satisfeitos quando vemos o sorriso estampado no rosto deles”, frisou.

Por sua vez, o prefeito João Luís Ferreira Filho ressaltou que estas iniciativas vêm sendo promovidas mesmo em meio à crise econômica do País. “Mesmo com a grande crise econômica pela qual o Brasil passa, estamos conseguindo melhorar a qualidade de vida do povo da zona rural do nosso município. Nossa gestão vem sendo a que mais instalou poços artesianos nas comunidades rurais. A Prefeitura também está atendendo as demandas dos agricultores e lhes fornecendo tratores para o arado. Agora, juntamente com o Governo do Estado, nós estamos lhes dando sementes para ajudá-los na plantação”, pontuou.

Diego Pessoa, que representou o secretário de Agricultura do Estado, Dilson Peixoto, comemorou a iniciativa. “O Governo de Pernambuco investiu mais de 2 milhões de reais para garantir as sementes e a produção aos agricultores. Estamos sendo beneficiados pelas chuvas e, com essa medida, vamos garantir mais alimentos para a mesa dos pernambucanos. Estamos distribuindo mais de 400 toneladas de sementes em todo o Estado”, atestou.


A coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Flávia Guimarães, detalhou os investimentos em torno do programa na Princesa do Capibaribe. “Foram investidos 242 mil reais em Limoeiro, onde serão beneficiados 57 agricultores, juntamente com as associações. Dessa forma, vamos ajudar a girar a Economia do Estado, facilitar a comercialização de produtos da agricultura familiar e beneficiar as instituições sociais”, garantiu.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (Codesul), Eraldo Cardoso, definiu a ocasião como “um dia de muita alegria”. “Com o plantio e a colheita dessas sementes, os agricultores poderão alimentar suas famílias e comercializar as sobras. Através da parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, o Governo do Estado e o PAA, o trabalhador do campo cadastrado terá a garantia para repassar sua mercadoria à Prefeitura, de modo que ela utilize esses produtos para a merenda escolar”, salientou.

Entre os agricultores beneficiados estão Senhor Sérgio, da comunidade de Guabirabinha, e Dona Cícera, do distrito de Gameleira. “Nós, que participamos de associações e trabalhamos diretamente com agricultores, sabemos da importância dessa distribuição de sementes pelo governo. Eles ajudam o trabalho de quem não tem condições de comprar as sementes e, assim, os produtores podem implementar a sua agricultura familiar”, disse Sérgio. “É muito importante o governo ajudar, pois essas sementes são a mesma coisa que ouro. Os agricultores ficam muito satisfeitos quando as recebem e com certeza vão ficar felizes quando receberem as próximas”, concluiu Cícera.

Fotos: Eduarda Santana/Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

Nenhum comentário